Perpétua Mudança

Antes de ler esse post, leia este aqui.

Sempre ouvimos dizer que "é necessário nos adaptarmos às mudanças", "não devemos ter medo do novo" ou, ainda, "o ser humano é por natureza resistente às mudanças", entre outras tantas frases que buscam gerar uma certa atenção de que, para sobreviver, temos que acompanhar as transformações.
Essa força perpétua chamada “mudança”, sempre ocorreu. E essa força, como na analogia utilizada da maré, hora em alta, hora em baixa, porém sempre oscilando, nunca estática, que nos move, que nos faz evoluir. E acredito ainda que cada vez mais as mudanças e a velocidade com que elas ocorrem, só tendem a ficar mais e mais devoradoras.
Esta força nos cerca por todos os lados, na sociedade, na tecnologia, nas organizações, enfim, é algo global. Basta percebermos as inovações tecnológicas, cada vez mais rápidas, em todos os sentidos ou as formas que essas se apresentam, especificamente os produtos e os serviços que nos cercam: vendas via Internet (e-commerce), carros, computadores, tênis e seus solados inovadores etc.
Tenho a convicção que uma organização que tenha um “sábio” para dirigi-la, não conseguirá fugir desta velocidade, caso não quebre seus paradigmas, que não enxergue de forma diferente, de forma holística.
Sim, o que as organizações precisam hoje em seus líderes é criatividade e total flexibilidade para mudanças, pois só assim conseguirão “avistar” ou tentar “antecipar-se” às mudanças de forma pró-ativa.
Tenho certeza que, se no processo de formação de novo líderes, já lhes forem mostrados tais valores, teremos “grandes líderes”, assim como o menino que salva as estrelas-do-mar, pois é nos valores das pessoas que formam uma organização, que está a chave do sucesso dela.

Nenhum comentário: