Gestão do Conhecimento e Marketing

No antigo modelo de marketing, os principais instrumentos de suporte à tomada de decisão eram "dados", que raramente, ou com muito esforço transformavam-se em informações. Eram utilizadas pesquisas de mercado, muito mais quantitativas do que qualitativas.

Neste novo ciclo do marketing, totalmente imerso pela era do conhecimento, não basta apenas ter dados, deve-se ter dados on-line; não basta ter acesso a informação, hoje oferecida aos terabytes, deve-se ter acesso à informação certa na hora certa; e deve-se fazer da combinação de informações certas, um conhecimento proficiente.

Hoje o consumidor é outro, ele cresceu com essa desconstrução do marketing, ele entende de marketing, não quer ser enganado pela propaganda. Desta forma o marketing sofreu uma adaptação gradativa de suas ferramentas para lidar este público e teve que reaprender a fazer uma comunicação mercadológica que fale a língua que o consumidor quer ouvir.

Desta forma os executivos de marketing que perceberam essa transformação, utilizam a gestão do conhecimento como base à consecução dos objetivos estratégicos do marketing atual, que é transformar ativos intangíveis em capital, ou seja, transformar conhecimento e cultura em marcas e mercadorias.

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