Gestão do Conhecimento e Marketing de relacionamento

Sabe-se que as pessoas atualmente têm menos disposição para ver/ouvir anúncios e comerciais convencionais. Nesse sentido deve-se levar em conta que o relacionamento entre organizações intensivas em conhecimento e o novo consumidor deverá se dar de uma nova maneira... um novo MKT, o MKT de relacionamento!
Torna-se necessária a preparação das organizações para "falarem a mesma língua", estarem preparadas para todos os tipos de situações e possuírem excelência no atendimento é fundamental para praticar um relacionamento de nível elevado, atendendo aos requisitos de: confiança mútua e respeito, motivação do funcionário e comprometimento e manter vantagens mútuas, o negócio tem que ser bom para todos os envolvidos.
Para isso, várias organizações vêm adotando o CRM como "ferramenta" para garantir esse relacionamento. Mas equivocadamente, tanto as que vendem quanto as que compram focam-se em tecnologia, e se esquecem que o conhecimento está nas pessoas, e que CRM não é tecnologia nem projeto, é filosofia, é algo que deve ser incorporado à cultura da organização, pois seu objetivo principal é o aprendizado contínuo e a criação do conhecimento a respeito dos clientes.
Por isso creio que o mkt tradicional surtirá cada vez menos efeito num mercado consumidor em que sua zona de tolerância reduz-se significativamente.
O mkt de hoje é orientado ao relacionamento, e existem vários casos de sucesso nesse sentido, como o da Avon, onde uma "consultora" consegue prestar um serviço personalizado e estabelecer relação (marketing de relacionamento).
O novo mkt pautado sobre a gestão do conhecimento é que fará a diferença nas decisões do compra do mercado consumidor, pois consegue fazer a análise das informações dos clientes e do mercado para identificar oportunidades e antever fatos (inteligência competitiva); consegue fazer um melhor planejamento de mercado, definindo ofertas específicas para os clientes, definindo canais de distribuição apropriados; dá base para se ter um excelente CRM, e possibilita aos clientes o ato de "experimentar" seus produtos e serviços; e fechando o círculo virtuoso da espiral do conhecimento, consegue aprender de forma contínua sobre seus clientes e sobre o mercado em que atua.
Concluo desta forma que as empresas devem conquistar a confiança do mercado, pois clientes que confiam em um fornecedor, podem estar dispostos a pagar mais, e a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva são os caminho para que isto ocorra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal Jefferson, esse texto trata muito bem a questão do marketing de relacionamento, que na verdade não é tão atual assim. Sim! As pessoas são MUITO importantes para fazer com que todo o processo de relacionamento ocorra conforme o combinado. O gestor de marketing hoje deve trabalhar a capacidade de seus profissionais com o objetivo de saber se eles possuem conhecimento para fazer com que as informações disponíveis (de mercado e do cliente) se transformem em algum tipo de resultado para a empresa.
Muito confundem marketing de relacionamento com massificação de contato, focam a venda e não a relação. Temos empresas hoje que estão criando áreas nas empresas chamando de CRM, cuja função é ligar para o cliente oferecendo produto e serviço. Isso não é marketing de relacionamento. Isso é o que você escreve que está atrasado, ou melhor, defasado. Para rir um pouco, a ação relacional mais importante nessas empresas é ligar um dia antes ou depois do aniversário dele... Que na verdade não era da pessoa que atendeu, era do ex-marido da esposa. Situação desagradável, não é mesmo?
Quando falarmos de marketing de relacionamento, gostaria de contribuir, a chave para o sucesso de qualquer programa é descobrir o que o cliente quer antes dele e de que forma ele quer ser abordado TODA vez que ele fizer contato com você.

Anônimo disse...

Marketing de Relacionamento bem feito é o que a ISO 9001 chama de 'encantar o cliente', na minha opinião.

Jefferson, tem um selo para você no meu blog, se desejar passe por lá.

Gostei muito dos artigos publicados aqui até agora, mas estou sentindo falta de atualizações.

Jefferson Fabrício Floriano disse...

Brigadão pelos comentários!
Por incrível que pareça; estamos praticando G.C.!!!

Obs.: Realmente estou sem tempo para atualizar meu blog. Sempre que possível estarei "compartilhando" um pouco de conhecimento expliblogado.

Abração!!!