GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL NA DATASUL: UM INÍCIO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Fundada em 1978, a Datasul é uma empresa especializada em soluções para gestão empresarial. Em 1999, a Datasul modificou o seu sistema de gestão reestruturando a empresa em franquias: a) Franquias de Desenvolvimento – Antigas áreas internas de desenvolvimento de produto; b) Franquias de Distribuição – Antigas filiais e parceiros de venda e desenvolvimento; c) Datasul Corporação – Gerencia o desenvolvimento e a evolução dos produtos, define as políticas comerciais e acompanha os resultados de negócios das franquias. Na mesma época foi criada a Universidade Corporativa, que surgiu a partir da realocação dos instrutores internos para as diversas áreas de desenvolvimento e focalizando o RH na busca de metodologias que permitissem o atendimento just-in-time das necessidades internas. Ainda em 1999, a área de treinamento à clientes foi unida a área de treinamento interno transformando-se num centro de resultados.
A partir de então, o desafio passou a ser a disseminação uniforme do conhecimento. Criou-se então roadmaps de treinamento, que fornecem a trilha de desenvolvimento e certificação para cada área de atuação. Além disso, foram revistos todos os processos.
Num primeiro momento, os cursos foram formatados através de uma metodologia baseada nos conceitos da andragogia, permitindo a disponibilização dos cursos na forma de kits de aprendizagem para toda a organização. Essa iniciativa atendeu diversas necessidades da empresa porém a mesma ainda necessitava de multiplicadores, salas de treinamento, etc. pois o material não foi construído para o auto-estudo. Ficava cada vez mais evidente a necessidade de se implementar práticas de colaboração e compartilhamento de conhecimento a distancia.
Passou-se a disponiblizar os cursos em CD-ROM e treinamentos on-line assíncronos, porém após alguns estudos constatou-se que seria inviável devido a dificuldade de controle de acesso ao conteúdo, o alto custo da elaboração dos cursos e a elevada desistência dos alunos. Em 2002 a Universidade Datasul efetuou um teste com uma ferramenta de treinamento on-line síncrono que simulava uma sala de aula virtual com áudio e vídeo em tempo real. Esse formato motivou a busca do aprendizado e reduziu os custos de treinamento. Porém o tamanho dos cursos não poderia ser muito grande, por isto a Universidade Datasul, através dos padrões internacionais de e-learning, dividiu o conhecimento do produto em blocos chamados Objetos de Aprendizagem. Estes objetos possuem pré e pós testes para avaliar o gap de conhecimento adquirido pelos participantes. Existe um controle de acesso aos objetos e as pessoas que desenvolvem os objetos são previamente certificadas na respectiva área de conhecimento e habilitados a ministrar uma sessão on-line pela Universidade Datasul.
Através da aplicação do diagnóstico de gap tem-se a informação do que os profissionais realmente sabem. O cruzamento destas informações com o que deveriam saber para ter melhores resultados em suas atividades gera a Trilha de Conhecimentos Adaptativa.
Se for um profissional recém-ingressado no Network Datasul e sem conhecimento sobre seus produtos, ele terá acesso a uma orientação denominada Trilha de Conhecimento Prescritiva. Ambas visam à completa formação do profissional no conhecimento necessário para a área de atuação em que irá trabalhar. A Datasul fornece ainda uma certificação para quem realizou todos os treinamentos necessários.
Em 2003 a Universidade irá disponibilizar os Objetos de Aprendizagem em ambiente self-service , possibilitanto aos alunos a decisão de qual trilha de aprendizagem desejam percorrer, realizar diagnósticos e montar o seu plano de aprendizagem.

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