GESTAO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE SISTEMAS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

As “organizações do conhecimento” são caracterizadas pelos investimentos que destinam ao seu capital intelectual. Isso equivale dizer que são os esforços dispendidos no processo de capacitação, mapeamento de competências e retenção de talentos que se transformam no diferencial competitivo da empresa moderna. Esse contexto competitivo exige além de responsabilidade social, uma relação de harmonia com o meio ambiente como elementos motivadores de aproximação de seres e natureza.
Segundo a autora, Emiliana Inês Albanaz, algumas organizações já adotam, com sucesso, o Sistema de Educação Corporativa utilizando universidades como pilar fundamental para o desenvolvimento da educação continuada. A atuação do setor de RH das organizações torna-se de extrema importância no desenvolvimento dos aspectos a seguir relacionados que contribuirão para a eficácia do processo:
1. IDENTIFICAÇAO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – A IMPLANTAÇAO DA MATRIZ DE HABILIDADES
Consiste no levantamento das habilidades que determinado cargo exige, comparando com as características do ocupante e na conseqüente capacitação visando suprir as carências detectadas;

2. DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – MAPEAMENTO ATRAVÉS DE COMPETÊNCIAS
Seria a verificação das competências essenciais para a alavancagem do negócio e posterior identificação dos profissionais com o perfil mais aproximado do exigido com sua inclusão num processo de desenvolvimento individual.

3. DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – O ENVOLVIMENTO DIRETO DA DIREÇAO DA EMPRESA
Aqui a Avaliação do Potencial torna-se ferramenta essencial para que a diretoria analise as ações de sucesso e os projetos desenvolvidos tanto individuais como de equipes. A condução com profissionalismo garante a credibilidade do processo.

4. ESTÍMULO E FACILITAÇAO AO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – AS MELHORES PRÁTICAS
O entendimento do Planejamento Estratégico facilita a padronização e o compartilhamento de informações relevantes através da criação de laboratórios de melhores práticas.

5. RETENÇAO DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO – RETENDO E MOTIVANDO OS TALENTOS
A palavra mágica é “motivação” a partir do que se fideliza o profissional à organização.

6. DISSEMINAÇAO DE CONHECIMENTO ESSENCIAL – A ESCOLARIDADE DOS FUNCIONÁRIOS
A conscientização dos funcionários quanto a importância da formação para o crescimento individual e organizacional.

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