Mapeamento de processos é Gestão do Conhecimento?

Primeiramente podemos conceituar que o Mapeamento de Processos é um trabalho realizado com pessoas chave de uma empresa,ou seja, aqueles dominam (conhecem) os processos de negócios da organização, cujo objetivo principal é definir e externalizar (documentar) o processo atual e posteriormente identificar pontos de ruptura e oportunidades de melhorias.

E como já vimos em outro post a Gestão do Conhecimento pode ser vista como um conjunto de práticas, continuas e sistêmicas, no que tange à gestão de pessoas, gestão de processos e gestão da T.I.C (tecnologia da informação e comunicação), visando à consecução de objetivos organizacionais.

Portanto acredito que o Mapeamento de Processos é uma excelente prática de Gestão do Conhecimento, pois formaliza, através da documentação, o conhecimento existente até então de posse do colaborador. Acredito que este conhecimento não possa ser tratado como o conhecimento tácito (tratado por Nonaka & Takeuchi), mas que este seja um conhecimento implícito (tipo de conhecimento facilmente comunicável), e que a partir do momento que vira um fluxo, um documento, passa a ser explícito.

Até +!


Um comentário:

Alex Turco disse...

Jefferson,

Na última segunda-feira estive numa palestra do professor Milan Zeleny que levantou um ponto de vista interessante, que eu abordo em meu blog. O que explicitamos é informação. O processo explicitado é como uma receita de bolo, ou seja, somente informação. A partir do momento que alguém utiliza essa informaçãopara coordenar ações, em outras palavras, a partir do momento que essa Informação é utilizada, aí sim podemos dizer que temos conhecimento.

De qualquer forma, concordo quando vc diz que mapeamento de processos é uma forma bem eficiente de explicitar o conhecimento de quem o domina para que outros possam construí-lo e utilizá-lo.

Continue blogando, vou passar a acompanhar seus posts.

Alexandre Lopes
http://connactions.blogspot.com