As “organizações do conhecimento” são caracterizadas pelos investimentos que destinam ao seu capital intelectual. Isso equivale dizer que são os esforços dispendidos no processo de capacitação, mapeamento de competências e retenção de talentos que se transformam no diferencial competitivo da empresa moderna. Esse contexto competitivo exige além de responsabilidade social, uma relação de harmonia com o meio ambiente como elementos motivadores de aproximação de seres e natureza.
Segundo a autora, Emiliana Inês Albanaz, algumas organizações já adotam, com sucesso, o Sistema de Educação Corporativa utilizando universidades como pilar fundamental para o desenvolvimento da educação continuada. A atuação do setor de RH das organizações torna-se de extrema importância no desenvolvimento dos aspectos a seguir relacionados que contribuirão para a eficácia do processo:
1. IDENTIFICAÇAO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – A IMPLANTAÇAO DA MATRIZ DE HABILIDADES
Consiste no levantamento das habilidades que determinado cargo exige, comparando com as características do ocupante e na conseqüente capacitação visando suprir as carências detectadas;
2. DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – MAPEAMENTO ATRAVÉS DE COMPETÊNCIAS
Seria a verificação das competências essenciais para a alavancagem do negócio e posterior identificação dos profissionais com o perfil mais aproximado do exigido com sua inclusão num processo de desenvolvimento individual.
3. DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – O ENVOLVIMENTO DIRETO DA DIREÇAO DA EMPRESA
Aqui a Avaliação do Potencial torna-se ferramenta essencial para que a diretoria analise as ações de sucesso e os projetos desenvolvidos tanto individuais como de equipes. A condução com profissionalismo garante a credibilidade do processo.
4. ESTÍMULO E FACILITAÇAO AO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS – AS MELHORES PRÁTICAS
O entendimento do Planejamento Estratégico facilita a padronização e o compartilhamento de informações relevantes através da criação de laboratórios de melhores práticas.
5. RETENÇAO DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO – RETENDO E MOTIVANDO OS TALENTOS
A palavra mágica é “motivação” a partir do que se fideliza o profissional à organização.
6. DISSEMINAÇAO DE CONHECIMENTO ESSENCIAL – A ESCOLARIDADE DOS FUNCIONÁRIOS
A conscientização dos funcionários quanto a importância da formação para o crescimento individual e organizacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário